Turismo de Cura em Belterra alia super alimentos e atividades de lazer e terapias ancestrais às margens do Rio Tapajós 

A operadora de turismo especializada em Amazônia MAD Experience lança um novo portfólio de opções para quem deseja experienciar o mais incrível bioma do planeta Terra e cuidar do corpo e da mente. Em parceria com comunidades nativas do Baixo Amazonas, foram desenhadas experiências de duração e abrangência distintas, com o intuito de proporcionar uma vivência integrada e regenerativa na região de Belterra, no Pará, parte da Floresta Nacional do Tapajós. 

Para isso, foi criado um protocolo de alimentação florestal baseada na biodiversidade amazônica, combinando biodiversidade e alta gastronomia a partir de itens nutritivos e saudáveis cultivados localmente.

Tal cuidado se combina a passeios e expedições para um contato aprofundado e amplo com as especificidades da região, além de atividades voltadas ao bem-estar e equilíbrio como massagens, yoga e terapias revitalizantes à beira rio. 

Há ainda práticas de esportes e aventura como exploração fluvial, trilhas na floresta, beach tennis, stand up paddle, canoa havaiana, natação e mergulho.

“Foi tudo pensado de modo a combinar os ensinamentos ancestrais da floresta com o conhecimento baseado na ciência, promovendo o Turismo de Cura em lindos cenários de vegetação exuberante, praias e ilhas paradisíacas formadas ao longo do Rio Tapajós”, afirma Luiz Felipe Moura, diretor da MAD4X. Para potencializar a experiência e promover a desintoxicação e reequilíbrio energético, não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas durante a permanência em Belterra.

Os protocolos alimentares têm a parceria da empresa de super alimentos MAD4life e utilizam frutas, legumes e verduras cultivados na terra preta local, único tipo de solo capaz de transportar fitoquímicos e minerais para o organismo humano.

Lanches e refeições trazem shots detox, shakes de açaí, tapiocas e aperitivos variados. Já os pratos principais incluem especilidades como arroz negro com pirarucu, quinoa cultivado em modelo agroflorestal e massas com pesto de spirulina.

Entre as atrações gastronômicas do roteiro está o encontro na Casa do Saulo, restaurante do chef Saulo Jennings Simões que oferece uma imersão na cozinha tapajônica e pelos rios da Amazônia paraense com iguarias inesquecíveis.

A programação da MAD4X pode ser contratada tanto no formato Day Use, com atrações que se estendem ao longo do dia, quanto no modelo Full, com traslados entre o aeroporto e o local de hospedagem e também até o píer, de forma privativa. 

Nesta modalidade, os visitantes se hospedam na Vila de Alter, composta por apenas seis bangalôs de madeira reflorestada, com rede na varanda e design único que combina elementos contemporâneos à arquitetura ribeirinha.

Ambas as modalidades oferecem visitas ao MuCA, é um dos destinos mais concorridos da programação. Sediado na antiga Vila Americana construída pela montadora Ford em 1934, ele abriga o primeiro laboratório de selva do mundo e detém uma coleção natural resultante de mais de 15 anos de coleta de espécies, compondo um patrimônio biológico que serve de base para a atuação de diversas empresas da bioeconomia. 

É possível fazer tour de bicicleta pelo vilarejo histórico e experimentar as criações da Casa de Chá, que utiliza espécies cultivadas no próprio terreno para conceber diferentes sabores para cada visitante. A Casa de Chá tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, que também patrocina o MuCA, e acaba de ser inaugurada.