MuCA oferece aulas de Yoga e medicina integrativa para comunidade de Alter do Chão, PA

Em março, iniciaram-se as aulas da primeira turma de yoga e ayurveda do MuCA. A iniciativa é parte de um projeto de desenvolvimento da área de medicina integrativa do museu, que busca valorizar as práticas tradicionais de saúde e cuidado com o corpo. As aulas também contam com apoio do Sebrae e Sebrae do Pará, e são voltadas para as mulheres que vivem na comunidade de Alter do Chão.

“O método segue a tradição indiana Paramparā, que é o conhecimento transmitido do professor ao aluno, ou seja, o conhecimento baseado na experiência prática e direta”, explica Bruna Ferreira, do Projeto Aya Amazônia, professora à frente das aulas. As práticas surgiram na Índia, há mais de 5 mil anos, e vêm se espalhando pelo mundo todo como uma maneira de conectar-se ao corpo e à natureza, praticando a harmonia, a gratidão e a paz.

Dentre os benefícios da yoga e ayurveda, estão a melhora do condicionamento físico, com ganhos em flexibilidade e força, além de muitos outros, como o controle da respiração, a meditação e mindfulness, resultando na diminuição do estresse e na gestão saudável das emoções.