O MuCA estará presente na 27a edição da COP – Conferência das Nações Unidas pelo Clima para apresentar suas propostas inovadoras em sustentabilidade, tecnologia e responsabilidade social. Durante o evento, será anunciada a inauguração do museu, que vem sendo projetado e equipado para receber o grande público. O evento, que ocorreu no Egito, se estendeu por oito dias e contou com palestras, ações e assinatura de acordos.
A COP, Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, reúne anualmente líderes mundiais para debater medidas de contenção do aquecimento global, além de outras formas de preservação da natureza. Em conferências anteriores, como a COP 3 e a COP 21, foram firmados importantes acordos internacionais de diretrizes climáticas, que envolveram diversos países e são referência para a preservação natural até hoje. O Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris, por exemplo, definiram a redução de ao menos 50% das emissões de gases do efeito estufa.
No ano passado, a COP 26 também foi marcante: nela, foram decididos os termos para negociações de créditos de carbono – incentivo financeiro para que países como o Brasil preservem suas florestas e áreas verdes. Ocorrida em Glasgow, na Escócia, ela também marcou a primeira participação do MuCA numa COP. Em 2022, o MuCA esteve presente no evento novamente, firmando sua importância e compromisso com a preservação ambiental.