MuCA coloca em prática pilar ESG na Amazônia e abre oportunidade para a iniciativa privada atuar na região

A lógica econômica do mercado globalizado colocou o desenvolvimento sustentável no centro da agenda de empresas, entidades e países. Nos últimos anos e mais especialmente durante a pandemia, a valorização da atuação social e de governança consolidou um dos principais pilares da atualidade, por meio da implantação de critérios ESG (do inglês environmental, social and corporate governance). A prática estabelece parâmetros e ajuda a medir a atuação de companhias e governos para diminuir o seu impacto ambiental, contribuir com um mundo mais justo e garantir efeitos positivos para a sociedade.


A presença do MuCA na Amazônia representa o início de uma abordagem prática do ESG no território de maior biodiversidade do mundo. Buscamos implementar a gestão sustentável da floresta a partir de uma atuação focada na valorização de seus atributos naturais e na preservação dos recursos existentes. Desenvolvemos e colocamos em prática ações de conscientização e proteção de espécies da fauna e da flora, sobretudo aquelas ameaçadas de extinção. Produzimos e disseminamos o conhecimento como ferramenta essencial de conservação da natureza, colocando a educação e o conhecimento científico como estratégias de um futuro mais próspero, igualitário e sustentável.


Apoiamos o combate ao desmatamento, a restauração de áreas degradadas e o reflorestamento. Contribuímos para o equilíbrio do ecossistema terrestre e de água doce, alertando sobre os cuidados adequados na relação com os rios e no manejo do solo. Incentivamos o uso racional de energia e o tratamento correto de resíduos e efluentes. Queremos assegurar condições saudáveis para a evolução do bioma ao mesmo tempo em que endereçamos as preocupações quanto à segurança hídrica global.

O MuCA é também uma potencial liderança no enfrentamento da crise climática, pois nossa atuação reforça a importância da contenção do aquecimento global. Alertamos sobre a urgência em se criar e implantar respostas e mitigar riscos de catástrofes climáticas, que demandam resiliência e capacidade de adaptação aos novos tempos.

Estabelecemos uma sólida relação com as comunidades locais pautada pelo respeito e empatia. Incentivamos o desenvolvimento de suas habilidades buscando oportunidades de desenvolvimento individual e coletivo que possibilitem a geração de emprego e renda. Prezamos a proteção dos Direitos Humanos e o tratamento igualitário, atuando na prevenção a situações de discriminação.

Agimos com transparência e ética a partir de um rígido controle de conduta e procedimentos. Temos grande apreço pelo diálogo franco e respeitoso que mantemos junto a investidores, comunidade e público em geral. Buscamos a geração de valor e benefícios para além dos resultados econômicos, priorizando a sustentabilidade atrelada ao capital humano, natural, social e financeiro.

Acreditamos que apenas a atuação conjunta, integrada e equilibrada entre diferentes esferas pode ampliar os impactos positivos e assim garantir que o desenvolvimento sustentável alcance todas as suas potencialidades.