MuCA abriga o primeiro Laboratório Avançado de Selva do país e lidera estudos inéditos em parceria com a Biotec Amazônia

O Museu de Ciência da Amazônia é o elo entre ciência, poder público, sociedade civil e iniciativa privada, unindo todos sob um mesmo esforço de criar caminhos para a inovação, impulsionar a bioeconomia e desenvolver os potenciais da comunidade local. O MuCA irá abrigar o primeiro Laboratório Avançado de Selva na Amazônia, que vai liderar estudos com animais, plantas e microrganismos de alta relevância biológica para o desenvolvimento de alimentos, biocosméticos e fitofármacos selvagens. Tais pesquisas são fruto da parceria com a Biotec Amazônia – associação de direito privado, qualificada pelo Governo do Estado do Pará como Organização Social para promover o uso sustentável da biodiversidade estadual e regional.

Por meio da aplicação de métodos científicos, o laboratório irá validar as melhores práticas a serem adotadas pelo mercado e contribuir na formação de um cardápio de componentes nativos a ser utilizados pela indústria. Hoje já são 100 componentes em estudos avançados que serão apresentados em fóruns, encontros e workshops realizados pelo MuCA. O intuito é atrair a indústria e concretizar uma relação sem precedentes com a iniciativa privada para o desenvolvimento sustentável de novas terapias e prevenções – direto da floresta para o consumidor.

O Museu de Ciência da Amazônia busca assim resgatar as vantagens competitivas da Amazônia, já que ao longo dos anos a floresta foi deixada de lado e isso permitiu a multiplicação das monoculturas, das atividades de mineração e do polo industrial de Manaus. Ao apostar em uma produtividade pautada no dinamismo das empresas, na valorização da biodiversidade e no respeito ao ambiente, amplia-se o leque de produtos, a capacidade de produção e os itens de exportação dessa área tão estratégica para o Brasil.