Conheça o novo complexo arquitetônico do MUCA, em fase final de implantação

O MuCA está localizado na Vila Americana, em Belterra, Pará, um local recheado de história e com um passado de inovação. Nos anos 1930, a cidade abrigou uma fábrica de Henry Ford, cujo objetivo era acomodar os funcionários de sua fábrica e replicar sua cidade natal nos Estados Unidos. Ainda no século passado, a missão original ficou para trás, mas conservou uma ampla estrutura, que hoje é lar do Complexo Arquitetônico do MuCA.

Nosso complexo reúne equipamentos de pesquisa e educação, mas também de hotelaria e alta gastronomia, combinando experiências de ecoturismo à pesquisa científica e produção de bioinsumos, pensando em cultivar na região um ecossistema econômico sustentável por si. Em parceria o Studio Arthur Casas, foram idealizados a hospedaria e os edifícios institucionais, visando eficiência em sustentabilidade e a integração total com a natureza ao redor. 

Para acomodar as coleções de ciência natural do MuCA, reunidas ao longo de 15 anos pelo Instituto Butantã, o projeto expositivo de Marko Brajovic valoriza os traços orgânicos da floresta e os grafismos indígenas, seja nas paredes, pisos ou mobiliários. Já a Casa 1, nosso equipamento especializado em gastronomia, é fruto de uma parceria com a Le Cordon Bleu Brasil e o Restaurante Casa do Saulo, que já foi considerado o melhor restaurante da região Norte pela revista Prazeres da Mesa. Unindo o melhor da gastronomia brasileira e internacional, o MuCA se coloca como uma nova potência em ecoturismo, atuando como ponte entre os povos da Amazônia e o mundo.