As oficinas de Quintais Agroflorestais, iniciativa do MuCA e do Polo de Bioeconomia do Sebrae e Sebrae do Pará, já estão sendo ministradas e, como resultado, implantando as primeiras unidades de Quintais na Amazônia. O projeto conta com aulas do professor Marcelo Pereira e engajamento de jovens da comunidade local, que poderão replicar os cultivos a partir do conhecimento adquirido. Após a primeira experiência no quintal de Lindalva Gomes, os times do MuCA e da Flona Tapajós já se mobilizam para expandir o projeto e criar uma onda de impacto positivo e geração sustentável de renda na região.
Durante as oficinas, o professor Marcelo Pereira explica a lógica de funcionamento dos Quintais e os manejos e cultivos corretos, desde a semeadura, nutrição, poda até a colheira. Ao longo das aulas, a comunidade se familiariza com técnicas de compostagem, adubação e rotação de culturas, conhecimentos que têm grande potencial para geração de renda na região.
A Bioeconomia, principal objetivo estimulado pelo Polo Sebrae de Bioeconomia, estuda as diversas maneiras pelas quais a renda pode crescer enquanto preserva o meio ambiente, estimulando a biodiversidade e os conhecimentos tradicionais dos povos da floresta.