Uma equipe composta por 40 professores da Universidade Federal do Oeste do Pará visitou o Museu de Ciências da Amazônia, o MuCA, localizado em Belterra. A visita é o primeiro passo para a construção de uma parceria técnico-científica entre o museu e a universidade, que já teve início com o projeto Missão Amazônia. Na ocasião, MuCA e UFOPA uniram-se aos parceiros Inspirali Educação, ICMBio e Federação das Comunidades da Flona para uma imersão prática e assistência médica a comunidades ribeirinhas do Tapajós.
Agora, museu e universidade buscam aprofundar laços para facilitar a troca de conhecimentos, inovação, tecnologia e práticas tradicionais de proteção da Amazônia. Hoje, a UFOPA é um dos centros de ensino gratuitos e de excelência mais próximos da floresta, admitindo estudantes de distintas regiões do país, etnias e faixas de renda, o que contribui para a construção de conhecimentos abrangentes e inclusivos.
O convênio entre entidades reafirma a importância da integração entre a floresta e o ambiente acadêmico, contribuindo para o estudo de tudo que a natureza tem a oferecer: desde as tradições dos povos nativos até a grande biodiversidade que pode ser convertida em tecnologia e inovação.