Quem somos
Assumir responsabilidades sustentáveis, apoiar projetos verdes e atuar dentro de princípios ESG nunca estiveram tão em evidência na agenda de empresas, entidades e países. O Museu de Ciência da Amazônia (MuCA) defende a aplicação prática desses princípios e se consolida como uma plataforma de oportunidades para a iniciativa privada atuar em concordância com essas diretrizes no território de maior biodiversidade do planeta.
Buscamos a geração de valor para além dos resultados econômicos e priorizamos a sustentabilidade atrelada ao capital humano, natural, social e financeiro. Apenas a atuação conjunta, integrada e equilibrada entre diferentes esferas pode ampliar os impactos positivos e garantir que o desenvolvimento sustentável alcance todas as suas potencialidades.
Desde 2018, a área onde o MuCA está sendo implantado está sob concessão da Ama Brasil – organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) voltada à preservação do patrimônio histórico, artístico e ambiental atrelado ao desenvolvimento cultural e social. A chegada da Ama Brasil e a parceria com o BNDES marcam o início do projeto de revitalização da estrutura e do desenvolvimento do museu.
Conselho
Otavio Azevedo Mercadante
Com 30 anos de experiência em docência e mais de 40 anos de atuação em atividades de saúde pública, Otavio Azevedo Mercadante é formado em medicina pela Universidade de São Paulo e co-fundador da Ama Brasil. Foi Secretário Executivo do Ministério da Saúde em 2002 e Diretor do Instituto Butantan entre 2003 e 2010. Seu extenso currículo conta com diversos trabalhos publicados em revistas de saúde pública e com reconhecimentos como a Medalha do Centenário do Instituto Butantan.
Luiz Felipe Moura
Coordenador geral do Museu de Ciência da Amazônia, Luiz é também diretor de sustentabilidade e desenvolvimento social da Ama Brasil – organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) voltada à preservação do patrimônio histórico, artístico e ambiental atrelado ao desenvolvimento cultural e social. É fundador e diretor da MAD - Made In Amazônia, empresa sediada no Pará, que produz cianobactérias e extratos para o setor de superalimentos.
Camila Farnezi
Com mais de 20 anos de experiência em multinacionais, entre elas a LATAM Airlines Brasil, Camila é diretora da Biossance na América Latina e responsável pelo lançamento e gestão da marca californiana de skincare pioneira em Clean Beauty através da biotecnologia – cosméticos de origem natural e sustentável, produzidos a partir de moléculas bio idênticas derivadas da fermentação natural da cana-de-açúcar. Antes de ingressar, em 2017, na Amyris Inc. – empresa de biotech americana detentora da Biossance –, sua trajetória por diferentes universos e seu perfil multidisciplinar a incentivaram a utilizar skills de criatividade e pensamento analítico como fonte de transformação por meio da conscientização.
Arthur Casas
Sócio-fundador do Studio Arthur Casas, o arquiteto já concluiu mais de 600 projetos em diversas tipologias, incluindo arquitetura residencial e comercial, projetos de urbanismo, concursos públicos e design de produto e de mobiliário. Seus trabalhos, no Brasil e no exterior, são frequentemente premiados e publicados por mídias internacionais relevantes. Arthur já participou de duas Bienais de Arquitetura em São Paulo e da Bienal de Buenos Aires, e foi convidado para falar sobre suas produções no Chile, Argentina, México, EUA e Espanha. Ele tem três livros publicados sobre suas obras e trajetória.
Rosa Helena Veras Mourão
Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1993), ela é mestre em Bioquímica Vegetal pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professora associada Nível IV da Universidade Federal do Oeste do Pará. É bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Fábio Carvalho
Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e chefe da Reserva Extrativista Renascer, no Pará, Fábio possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas e mestrado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Hugo Carneiro Diniz
Reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Foi Coordenador Regional da OBMEP entre 2006 e 2012 e coordenou o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional UFOPA de 2011 a 2016.
Daniel Castanho
Daniel é Presidente do Conselho de Administração da Ânima Educação – uma das mais relevantes organizações educacionais do Brasil detentora de oito marcas de ensino superior, contando com mais 100.000 estudantes espalhados pelo país. Ele se formou em administração pela Fundação Getúlio Vargas e atuou como professor, lecionando aulas de Matemática, Física e Química.