O novo projeto Polo SEBRAE de Bioeconomia foi lançado no auditório do MuCA, em evento que reuniu importantes instituições ligadas à sustentabilidade, preservação ambiental e bioeconomia. Dentre as entidades, estavam presentes secretarias estaduais e parceiros do museu, como a FAPESPA, Sectet, Ufopa, o BNDES e a Caixa Econômica Federal. No mesmo dia, o museu recebeu visita do Ministério da Ciência e Tecnologia para inteirar-se das iniciativas junto à inovação científica e impacto socioambiental positivo do MuCA.
O novo Polo do SEBRAE funcionará como uma unidade de inteligência e disseminação de conhecimentos inovadores e também tradicionais, incentivando o desenvolvimento de pequenos negócios e microempreendimentos. “Espero que possamos disseminar na região amazônica, inicialmente, a questão da bioeconomia como carro-chefe e uma atividade empreendedora de alto valor agregado”, ressaltou o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick.
O SEBRAE tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo no Brasil, auxiliando as pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI). Esse propósito está alinhado com as ações do MuCA, que trabalha como um intermediário entre floresta e indústria, criando oportunidades de emprego e renda para as comunidades da Amazônia.