MuCA recebe Ernst Götsch, especialista em Sistemas Agroflorestais, para o evento “Meu Quintal na Floresta, Minha Floresta no Quintal”

Entre os dias 10 e 16/01, o MuCA recebe o produtor rural e pesquisador suíço Ernst Götsch para um circuito de eventos, entre palestras e oficinas práticas, com o tema “Meu Quintal na Floresta, Minha Floresta no Quintal”. Os eventos, que contam com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, são gratuitos e abertos a todo o público.

Götsch é referência no Brasil e no mundo quando se fala em Sistemas Agroflorestais, que unem a produção de comida à regeneração da floresta. Esses sistemas foram base para o desenvolvimento dos Quintais Agroflorestais, projeto do MuCA que envolve a comunidade local na preservação da floresta e promove impacto positivo na economia da região de Belterra, no Pará. Há 40 anos residindo no Recôncavo Baiano, Götsch vem refinando a prática de Sistemas Agroflorestais como forma de preservar e ampliar a biodiversidade do planeta.

Ainda na Suíça, Götsch desenvolveu trabalhos na área de engenharia genética de plantas, criando espécies que sobrevivessem a ambientes adversos. Com o tempo, o pesquisador compreendeu que a melhor maneira de chegar a esses resultados era longe das bancadas de laboratório: em um ecossistema diverso e fortalecido, espécies nutritivas e de alto valor bioeconômico se desenvolvem melhor e trazem inúmeros benefícios aos seres humanos.

O reflorestamento realizado em sua propriedade na Bahia, que em apenas dois anos fez renascer cursos d’água e espécies nativas da região após décadas de mau uso do solo se tornou um case de sucesso entre pequenos agricultores e também grandes empresas que possuem o ESG como princípio norteador. Desde então, Götsch viaja o Brasil e o mundo compartilhando seus conhecimentos tão valiosos sobre a biodiversidade – agora, é a vez de recebê-los no MuCA e compartilhá-los com as comunidades nativas da Amazônia.