MuCA adere às operações de incentivo à preservação ambiental e ao desenvolvimento socioeconômico da região

O Museu de Ciências da Amazônia (MUCA) passa a integrar as operações de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), uma nova modalidade da Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Esse tipo de mecanismo financeiro tem como objetivo remunerar produtores rurais, agricultores familiares e assentados, comunidades tradicionais e povos indígenas, pelos serviços ambientais prestados. 

A conservação de vegetação nativa, a restauração de áreas e florestas degradadas, a recuperação dos recursos hídricos, a remoção de carbono e conservação da biodiversidade são algumas das atividades possíveis de serem remuneradas. 

O MuCA ainda participou do lançamento do Floresta+ Bioeconomia, uma modalidade do Programa Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, o Floresta+. Na ocasião, o Museu recebeu a visita do Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

O projeto visa a criação de acordos comerciais e inovações voltadas para dar destaque e remunerar quem atua na manutenção da floresta, favorecendo o desenvolvimento socioeconômico a partir da geração de renda e estabilidade como forma de incentivo à conservação.