Boletim MuCA #5: encontro reúne entidades e comunidade local em torno do debate de indicação geográfica em produtos regionais

Nesta terça-feira, 13, o Comitê Científico do MuCA, representado pela professora Rosa Mourão, realizou um encontro para debater o uso do registro de indicação geográfica em produtos oriundos da região da Flona do Tapajós. 

A reunião contou com a presença de representantes do SEBRAE, EMBRAPA, ICMBio e do Projeto Amazônia Viva, além de pesquisadores, professores, produtores e membros da comunidade local, para juntos identificar os possíveis formatos para se registrar a produção regional de acordo com a prática de indicação geográfica.

A adoção desse registro tem o intuito de identificar a origem ou a procedência de produtos típicos de uma localidade, garantindo a eles reputação e identidade própria capaz de distingui-los e destacá-los dos demais itens similares disponíveis no mercado.

Para isso, o encontro desta terça buscou analisar quais tipos de insumos existentes na Flona do Tapajós são mais factíveis para promover a indicação geográfica, bem como indicar os benefícios dessa categorização para o desenvolvimento socioeconômico dos produtores e dos comerciantes locais.

Agradecemos aos nossos embaixadores Seidy Henrique e Monize Barros por compartilharem um relato detalhado sobre esse evento fundamental realizado no MuCA!