Boletim MuCA #4: Análises de algas, encontro sobre bioeconomia e uma visita à praia!

Mais uma semana de atividades intensas no museu! A professora e doutora Isabel Portugal retornou à Belterra para dar continuidade ao curso de Algas & Bioeconomia, ministrado como parte do curso de capacitação de nossos embaixadores. Aliás, uma dessas jovens é Monize Barros, que nos conta semanalmente como andam as iniciativas do MuCA!

Nessa nova etapa do curso, os embaixadores iniciaram a organização do laboratório de algas, fizeram a coleta e análise microscópica de algas e, a partir dessa atividade, procederam para isolamento das amostras. Como parte da oficina, os jovens também assistiram a aulas sobre comunicação não violenta, a fim de trazer mais respeito ao convívio dos integrantes.

Uma visita à praia de Porto Novo também fez parte da programação do curso. Lá, a turma de embaixadores coletou amostras de possíveis algas para análise futura em laboratório e participou de atividades recreativas. Ao chegar no local, os jovens perceberam que a praia estava bastante suja e se mobilizaram para realizar a limpeza e coleta de lixo.

Além de todas as atividades desenvolvidas ao longo da semana no curso de Algas & Bioeconomia, o MuCA recebeu também a visita de uma equipe de funcionários da MAD, empresa parceira do museu e atuante no mercado de biotecnologia com foco em produtos florestais, agricultura regenerativa, além de embalagens reutilizáveis e biodegradáveis. A intenção do encontro foi de estreitar a parceria entre a companhia, o museu e seus embaixadores, de modo a colaborar com a movimentação da bioeconomia local.