MuCA recebe ciclo de atividades sobre fungos e cogumelos comestíveis

O MuCA recebeu por três dias o doutor em biologia de fungos, Marcelo Sulzbacher, para uma sequência de atividades voltadas à compreensão da biodiversidade de fungos macroscópicos, cogumelos comestíveis e outros tipos presentes na região amazônica. O doutor atua na pesquisa e busca por cogumelos comestíveis do Brasil, estudando seu potencial biotecnológico, agrícola e nutricional.

A primeira das atividades foi uma palestra teórica que abordou, em termos gerais, o universo das espécies próprias para consumo, sua importância e as possibilidades de trabalho a partir delas. No dia seguinte, os alunos percorreram juntos algumas trilhas na Flona do Tapajós em busca de fungos para compreender de perto a atividade que eles desenvolvem no meio ambiente. 

No último dia do curso, Marcelo ministrou uma aula sobre os aspectos biológicos, ecológicos e morfológicos dos cogumelos. “Os alunos tiveram a oportunidade de observar as características visíveis macroscópicas e, com uso de microscópios, eles observaram também estruturas que algumas espécies apresentavam”, conta o doutor. Ele salienta que o Brasil é berço de uma incrível diversidade de cogumelos próprios para o consumo, porém muitas espécies ainda são desconhecidas pela ciência.

O objetivo das atividades era reconhecer de maneira inicial a diversidade dos cogumelos existentes na Flona do Tapajós. A partir disso, podem ser traçados objetivos e metas quanto à prospecção de espécies e à realização de estudos na região. Além disso, os resultados obtidos vão servir para a equipe elaborar uma cartinha informativa, voltada para a comunidade de Belterra, explicando o tema dos cogumelos e dos fungos macroscópicos. O intuito da iniciativa é compartilhar com a população a importância e o uso alimentício e gastronômico das espécies.

Essa também foi uma oportunidade para que o doutor em biologia de fungos conhecesse a infraestrutura e a equipe do museu. Juntos, Marcelo e o time do MuCA definiram atividades futuras a serem realizadas para abordar a temática dos cogumelos comestíveis.  A partir de parcerias como essas, o MuCA busca contribuir com a identificação, estudo da diversidade e potencial de uso de diversas espécies nativas, fortalecendo o cultivo sustentável e a atuação junto às comunidades locais.