Boletim MuCA #3

Nesta edição do Boletim MuCA, vamos te contar sobre duas iniciativas de bioeconomia que se relacionam muito com a proposta do nosso museu de potencializar práticas sustentáveis de negócios baseadas no potencial da Floresta Amazônica.

Nossos embaixadores foram convidados para degustar os pratos e bebidas de dois estabelecimentos locais, a Pizzaria Ford e o Soul da Mata. As casas estão localizadas na Vila Americana, em Belterra, e receberam os jovens para experimentar as opções do cardápio. 

A Pizzaria Ford é uma iniciativa dos jovens empreendedores Higor Araújo, Janyne Lemos e Luan Santos. As pizzas, assadas em um forno de barro, podem ser dos sabores marguerita, berinjela, orelha de maço, pirarucu e cebola. Além de sustentáveis e medicinais, elas também são nutritivas, já que levam temperos e insumos regionais na preparação. Estabelecida na parte de trás da hospedaria do MuCA, a pizzaria se diferencia de outras  por possibilitar uma imersão única no turismo gastronômico e de cura, além de colaborar com a bioeconomia e com a valorização do conhecimento tradicional.

Já a Soul da Mata é uma startup focada em promover saúde e qualidade de vida a partir dos superalimentos ancestrais da Floresta Amazônica, atuando como um facilitador do estilo de vida orgânico e propagador de ciência e bioeconomia. Assim como na Pizzaria Ford, são os próprios co-fundadores do bionegócio, Diogo Noronha, Leonardo Costa e Seidy Henrique, que ficam responsáveis por preparar as opções do cardápio, que oferece supershots, shakes e superalimentos 100% naturais, extraídos diretamente da Amazônia. 

Além disso, os embaixadores também participaram de atividades na hospedaria e nos laboratórios do MuCA. Também deram continuidade à oficina de bioeconomia ministrada pelo professor doutor Marcelo Sulzbacher e apresentaram atividades de pesquisa relacionadas aos parceiros do MuCA.

Agradecemos à embaixadora Monize Barros por compartilhar essa atividade saborosa. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro da próxima edição do Boletim MuCA!